The work appearing in your memory is not mine





 


11.08.2018 - 06.09.2018
Galeria Virgilio
São Paulo, Brasil
 








                      
 














 


















The work appearing in your memory is not mine


Para a sua primeira exposição individual, Maura Grimaldi apresenta objetos, projeções, fotografias e intervenções no espaço expositivo da galeria. A artista articula sua produção a partir das discussões ao redor da formação da imagem, seja no espaço psíquico ou retiniano, e a relaciona com a materialidade das mídias analógicas e das películas.


O interesse pela história, usos e funções dos dispositivos óticos, bem como pelo vocabulário relacionado a eles, servem como catalisadores para o desenvolvimento de seus projetos.

O título da exposição refere-se a uma troca de emails entre Maura e outra artista que, quando consultada sobre um trabalho específico que Maura acredita ser de sua autoria, responde: “First of all I think I will have to disappoint you, the work appearing in your memory is not mine.”

Fazendo uso da ficção e de teorias científicas do século XVIII e XIX, a exposição discute questões relacionadas a hipnose, mesmerismo, catarse e influência para refletir sobre a nossa percepção diante dos diferentes mecanismos de aparição imagética.