julia.coelho.guimaraes@gmail.com
︎








Salvador, Bahia, Brasil (1990)
vive e trabalha em Barcelona, España

Escritora e curadora.
Graduada em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo / ECA-USP. Mestre em Historia de la Ciencia: Ciencia, Historia y Sociedad pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) e Universitat de Barcelona (UB), Espanha. Como parte do programa do mestrado, realizou estágio no Institut Botànic de Barcelona - Jardí Botànic de Barcelona, dentro da Coleção do Gabinete de curiosidades dos Salvador, primeiro "museu" aberto ao público na cidade de Barcelona. Em 2021 foi vencedora do Prémio ao Melhor Trabalho Final de Mestrado oferecido pela Societat Catalana d'Història de la Ciència i de la Tècnica.

Em 2018 fez parte do grupo de crítica do CCSP (Centro Cultural São Paulo - Brasil). Em 2016/2017 participou do Programa Independente do Museu de Arte de São Paulo - PIMASP (MASP). De 2013 a 2015 foi membro do GEACC - Grupo de Estudos em Arte Conceitual e Conceitualismos no Museu, coordenado por Cristina Freire no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. No MAC USP trabalhou como estagiária na mais importante coleção de arte conceitual – especialmente produções das décadas de 1960 e 1970 da América Latina e do Leste Europeu – de escopo internacional no Brasil.

Atualmente é parte do duo curatorial bendego.com e prepara uma exposição coletiva para o programa "Inéditos" (2023) de La Casa Encendida, Madrid.

Atualmente também é residente do Museu Nacional d'art de Catalunya, integrando o grupo de trabalho "Taula del nou museu", dentro do Projecte EMPELT 2023 (PAAC - MNAC).
















Educação e Pesquisa


2019- 2020
Mestrado em Historia de la Ciencia: Ciencia, Historia y Sociedad, oferecido pelas Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) e Universitat de Barcelona (UB), Espanha.

2010 - 2015
Graduação em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo, Brasil (ECA -USP)

*****

2010 - 2012
Integrante do Centro de Estudos em Arte & Fotografia coordenado por Tadeu Chiarelli no Departamento de Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, Brasil

2013 - 2015
Integrante do Grupo de Estudos em Arte Conceitual e Conceitualismos no Museu - GEACC, coordenado por Cristina Freire no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), Brasil

2016 - 2017
Programa Independente do Museu de Arte de São Paulo - PIMASP,  coordenado por Adriano Pedrosa e Tobi Maier no Museu de Arte de São Paulo - MASP, Brasil
-
Estudos Críticos em Arte: Conexões entre Antropologia e Arte com Pedro Cesarino / MASP
Estudos Críticos em Arte: Derivas  Queer / Kuir  entre Arte e Política com Vitor Grunvald / MASP
Estudos Críticos em Arte: Estética, Colonialismo e a Economia do Sensível com Max Jorge Hinderer Cruz / MASP
Estudos Críticos em Arte: (Anti-Psicanálise) com Peter Pál Pelbart /MASP
Arte Africana: Modernismos e Contemporaneidades com Sabrina Moura / MASP
São Paulo: Cidade, Arte e Cultura Popular com Luis Antonio Jorge / MASP
Barroco na Floresta: Tradições e Artistas Indígenas na Amazônia Colonial com Renata Maria de Almeida Martins / MASP

2017
“Exercícios Curatoriais” organizado por Galciani Neves e Paulo Miyada
Centro de Pesquisa e Formação – SESC, São Paulo, Brasil




Curadorias


2024 - em breve
Standing but not operating (inversión cobra roll)
Inéditos 2023 - La Casa Encendida, Madrid, España

Màquines, ruletes, trucs i trampes
Centre d'Art Maristany, Sant Cugat del Vallès, España


2021

Flamboyanzinho, Flor-de-pavão, Flamboyant-mirim, Barba-de-barata
Galerias Municipais (Galeria da Boavista), Lisboa, Portugal

2020
Mercedes
Copistería y papelería KARMA, Autolavado rápido Poble Sec, Cementerio de Montjuïc, Joyería Paralelo, Plaça Angels, MACBA-Museu d'Art Contemporani de Barcelona, Porxos d’en Xifré, Parc de les Cascades y Vall d'Hebron
Barcelona, España

2018
E nesse ano a noite preta pega a porta
Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, Brasil

Sergio Pinzón / ÍNDIGO
Galeria Sancovsky, São Paulo, Brasil

Consultas Curatoriais
Programa de acompanhamento de artistas em residência do Pivô
Pivô Arte e Pesquisa, São Paulo, Brasil

2017
Bartholomeu
21 de maio de 2017, de 1pm até 9pm, no apartamento -- , Rua ---- ----- -- -------, São Paulo, Brasil

2016
Bendegó #1
http://bendego.com/bendegó-1.html

2014
passeio botânica
na exposição “Tributo a Walter Zanini - Por um museu público” curada por Cristina Freire
MAC USP - Ibirapuera, São Paulo, Brasil
http://passeiobotanica.hotglue.me




Textos


2023
Thomaz Rosa /  Um de um par / Uno di una coppia
Castiglioni Fine Arts, Milano, Italia

A letter to O—Rooom
The Voice of My Own Echo,
um projeto de Marina Dubia
O—Overgaden, Copenhage, Dinamarca

2022
Sete Cores e a Grande Tela 
"Bienal de São Paulo desde 1951"
(org.) Paulo Miyada
Fundação Bienal de São Paulo

2021
Flora Rebollo / O traço que vibra não quer fechar a forma
Projeto Vênus, São Paulo,  Brasil

2018
Juliana Frontin / E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhe concedia que falassem
Centro Cultural São Paulo - CCSP, São Paulo, Brasil

Marlos Bakker / SDDS 3404
Centro Cultural São Paulo - CCSP, São Paulo,  Brasil

Um dia com Erica Ferrari e Thomaz Rosa (com a participação de Janina McQuoid)
Pivô Arte e Pesquisa, São Paulo, Brasil

Maura Grimaldi / The work appearing in your memory is not mine
Galeria Virgílio, São Paulo,  Brasil

Sergio Pinzón / Hena, Cássia, Ingrid
Galeria Sancovsky, São Paulo, Brasil

Museu dos Futuros Possíveis
Exposição organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, com curadoria de Paulo Miyada
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), Brasília, Brasil

2017
Leonor Antunes / Richard Serra / Brent Wadden / Flávia Vieira / Sol Pipkin / Iván Argote / Claire de Santa Coloma / Tobias Putrih / Frank Ammerlaan / Nicolás Robbio / Paulo Whitaker
textos de parede para a exposição Song for my hands, com curadoria de Marta Mestre
Museu Oscar Niemeyer, Bienal de Curitiba‘17, Brasil

O Formato Auditório
Publicação PIMASP 2016/17 - Programa Independente do Museu de Arte de São Paulo
Museu de Arte de São Paulo - MASP, Brasil

EU QUE FIZ! LINDA ALMOFADA CAPITONÊ PNEU
(com Maura Grimaldi)
Publicação PIMASP 2016/17 - Programa Independente do Museu de Arte de São Paulo
Museu de Arte de São Paulo - MASP, Brasil

Audioguia
(com Ícaro Lira e Luisa Puterman)
QAP: Tá na escuta? Festival Arte Atual
Instituto Tomie Ohtake. São Paulo, Brasil

"Fico tonto e desmaio. Em algumas situações eu fico tonta e posso desmaiar."
(com Renan Araujo)
review documenta 14
Kassel, Alemanha e Atenas, Grécia

2016
O que é visível, o que é invisível, o que pode ser visto e o que não pode ser visto
Periódico Permanente Nº7 editado por Claudia Rodriguez-Ponga, Maria Iñigo Clavo e Marta Ramos-Yzquierdo
http://www.forumpermanente.org/revista/numero-7/sumario

2014
Bárbara Wagner e Benjamin De Burca / Cinéma Casino
(com Renan Araujo)
Centro Cultural São Paulo - CCSP, São Paulo, Brasil



Residências

2023-2024

Taula del nou museu
Projecte EMPELT
PAAC y MNAC - Museu Nacional d'art de Catalunya, Barcelona, España


2021-2022
Oyvind Fahlstrom Titeres Show
Artistas en Residencia
MACBA, Museu d'Art Contemporani de Barcelona e La Casa Encendida, Madrid, España


Prêmios

2021
Premi Societat Catalana d’Història de la Ciència i de la Tècnica per al millor treball final de màster d’història de la ciència (professional), Barcelona, España
"Para resolver los humores gruessos y melancólicos: conhecimento material e cultura visual ao redor da Paeonia officinalis no Gabinete Salvador  - Actes d'Història de la Ciència i de la Tècnica, Vol. 15 (2022) 


2010 -2013
Bolsa de Pesquisa CNPQ
Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, Brasil